segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EXPOSIÇÃO DA ALERJ SOBRE PRESERVAÇÃO DO RIO PARAÍBA DO SUL


O mais importante rio do Estado do Rio de Janeiro, o Paraíba do Sul, com 500 quilômetros de percurso em terras fluminenses, é tema da exposição itinerante da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que estará na cidade de Sapucaí, na região Centro-Sul, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A mostra Paraíba do Sul: um rio de história, que reúne material do fotógrafo Rafael Wallace e do jornalista Romildo Guerrante, pretende ser um alerta sobre a necessidade de se cuidar desse patrimônio natural. “Esta exposição visa a mostrar a importância deste rio, que cruza 17 municípios no Rio de Janeiro, tendo sido responsável pela criação de muitos deles. Mas, infelizmente, também é alvo de despejo de esgoto e de produtos químicos gerados pelas indústrias instaladas em suas margens”.
A exposição ressalta a importância para o estado da necessidade de preservação deste patrimônio natural que beneficia diretamente mais de 12 milhões de cidadãos. Em seu longo trajeto a caminho do mar, o Paraíba, como é chamado pela população, demarca os limites do território fluminense, atrai turistas, contribui com a agricultura e é fonte de vida, através de sua água, que abastece os lares.
Seu percurso total é de 1.120 km e sua nascente fica na confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, no município de Paraibuna, no Estado de São Paulo. Ele percorre um pequeno trecho do sudeste de Minas Gerais, fazendo a divisa natural com o Rio de Janeiro e abastece, além de 17 cidades fluminenses, mais 20 cidades entre São Paulo e Minas Gerais. Levar a exposição às cidades banhadas pelo rio tem o objetivo de aprimorar o processo na defesa dos recursos naturais e do meio ambiente

 
Local da exposição: Colégio Estadual Maurício de Abreu
Endereço: Praça Governador Miguel Couto Filho, 298 – Centro
Visitação: 13 a 17 de fevereiro. Das 8 às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário