quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ATENÇÃO 2ª SÉRIE

Passos para responder a lista de exercícios online:
1. Entre em http://www.sprweb.com.br/lista/?COD=1823877259
2. Faça o seu cadastro, é simples e rápido.
3. Acesse novamente o link e, se for pedido, digite o código da lista: 1823877259
4. Responda a lista de exercícios.
Bom trabalho!

domingo, 19 de outubro de 2014

II Mostra de Cordel

            No decorrer do 3º bimestre, as professoras Adriana de Jesus Pereira Oliveira, Eliete Alves Pires de Castro e Elisângela Muniz Barbosa trabalharam com as turmas 801 e 802, os dois gêneros textuais: O Cordel e a Canção que fazem parte do Currículo Mínimo.
                As atividades foram desenvolvidas de forma agradável,  atrativa e diversificada, através de vídeos, palestras, músicas, visitações, leituras, conversas, etc. Isso possibilitou aos alunos conhecerem a origem do Cordel , o porquê do nome , suas características , as variedades regionais e sua relação com a canção.
                Como o objetivo principal desse Projeto era a elaboração de um livro com todos os cordéis reunidos contando a História do Município de Sapucaia, o professor e músico José Roberto Soares foi convidado para apresentar o Hino do município e uma oficina sobre o Cordel e a Canção.
                Para conhecer de fato a verdadeira História do Município, o Professor de Geografia e estudante de Direito, Fernando Coutinho Leão da Silveira realizou uma Palestra norteando aos discentes dados do município; sua fundação, aspectos geográficos, Divisão política e econômica, personalidades, símbolos, curiosidades, locais de visitação, etc. A exposição foi permeada por cordéis elaborados pelo próprio palestrante.
                A partir das discussões empreendidas em classe, da Oficina e da Palestra, os alunos utilizaram como temática o município de Sapucaia para produção dos cordéis narrativos em versos.
                Com a colaboração das professoras de Artes Betânia e Marcela, os alunos ilustraram os cordéis com a técnica da Xilogravura.
                Paralelamente aos cordéis sobre o município de sapucaia, foram produzidos outros: temas livres, a partir da leitura dos livros “Estrelas Tortas”, de Walcyr Carrasco; “E Agora , Mãe?” , de Isabel Vieira ; homenagem póstuma a aluna Deliana e sobre a pintura “Os retirantes da seca do Nordeste” (1992), de Camilo Tavares.
                A culminância contemplou a exposição dos cordéis elaborados pelos alunos, assim como recitais, teatro e apresentações musicais tematizando a cultura nordestina. O ambiente foi ornamentado pelo animador Cultural Dauton Souto e a articuladora Pedagógica Nancí Rocha de Brito.
                O ápice da Mostra foi o lançamento do Livro “A HISTÓRIA DE SAPUCAIA CONTADA EM CORDEL”.
                As professoras Adriana e Elisângela apresentaram toda Mostra em forma de Cordel, o que tornou o ambiente mais tipicamente regional.
                A Atividade contou com a participação das famílias, pessoas da comunidade, autoridades locais, imprensa,  professores e alunos de outras escolas.

                Ao final houve uma Confraternização com alimentos tipicamente nordestinos e da Cultura local.

 


                                  

                      

                      

sábado, 18 de outubro de 2014

Maurício de Abreu se destaca em jogos estudantis interescolares no município de Sapucaia

O Colégio Estadual Maurício de Abreu participou dos jogos estudantis interescolares promovido pela Secretaria Municipal de Educação, dias 07 e 08 de outubro.
O evento permitiu um encontro esportivo entre as escolas do município, visando o incentivo a prática esportiva, como também a integração pelo esporte.  
Foram dois dias de intensa disputa com as modalidades: futsal, queimado, câmbio e handebol. Mais uma vez nossos alunos brilharam e sob a orientação dos professores Washington e Hermínia o Colégio obteve excelente desempenho, chegando a 3 finais das quatro modalidades em disputa, sendo 1º lugar no Futsal masculino e câmbio e 2ª colocação no queimado. A torcida teve papel fundamental nas conquistas do Colégio, participaram de maneira dinâmica incentivando os alunos atletas a alcançarem a vitória.
Os professores Washington e Hermínia destacaram: “Participar destas atividades significa muito para os nossos alunos. Ao lançarmos o projeto na nossa escola eles se envolveram com grande entusiasmo”.

Parabéns a todos os alunos e professores participantes!



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

SUCESSO NAS APRESENTAÇÕES DO COLÉGIO ESTADUAL MAURÍCIO DE ABREU

Um grande espetáculo! Coisa de gente grande!
O Colégio Estadual Maurício de Abreu participou do IV Festival de Teatro Amador Marco Polo (FETAMP) – Três Rios, no dia 25/09/2014, representado pelo grupo de Teatro Luz, sob a Coordenação do Animador Cultural Dauton S. Costa com as peças:Maria José,destino nordestina e O sequestro de Frederico. O grupo retornou com 11 troféus na bagagem, assumindo assim, um lugar de destaque entre os grupos da região.
            O público se divertiu muito com as atuações cômicas dos atores em O sequestro de Frederico e se emocionou com a interpretação dos alunos em Maria José. Os espetáculos foram de muita interação entre atores e a plateia.
            “As oficinas teatrais têm como objetivo contemplar a arte e a cultura, e principalmente, oportunizar o nosso aluno a desenvolver o domínio do seu corpo, tornando-o expressivo, melhorando a verbalização, desenvolvendo o trabalhar em grupo  e sendo capaz de utilizar sua criatividade e improviso em situações do seu dia a dia”, diz Dauton.
            As oficinas são realizadas no contraturno, como atividade extracurricular há 15 anos e neste período renderam inúmeros troféus e grandes momentos aos alunos participantes. Esse trabalho tão relevante é extremamente importante para todas as disciplinas curriculares, e em especial Língua Portuguesa/Literatura e Produção textual.
Carlos Augusto, professor de Língua Portuguesa, ressalta que alunos, motivados e impulsionados pelo dinamismo do teatro melhoram seu comportamento em sala de aula, até mesmo seu desempenho no processo ensino-aprendizagem e, sobretudo, são despertados a lerem cada vez mais.
Parabéns a todos! CEMA, um Colégio comprometido com uma educação de qualidade.





segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Visita ao AHE Simplício

Nos dias 14/08 e 21/08, os alunos da 2ª série do Ensino Médio, turmas 2001 e 2002, junto com a professora de Física, Teresinha Lara, visitaram a Usina Hidrelétrica de Furnas Simplício, em Anta, 1º Distrito de Sapucaia. Com as explicações da professora e dos profissionais lá presentes, os alunos puderam ver de perto e entender como funciona uma usina.

                                                         Vocês merecem alunos!
                   

                   

                   



Júri Simulado

Capitu traiu ou não traiu?
       Essa é uma dúvida que até hoje provoca muita discussão. E foi exatamente essa dúvida que deu suporte a proposta deste JÚRI SIMULADO, que assistimos no dia 11/09, às 8h, no auditório da Câmara Municipal de Sapucaia.
       O trabalho foi realizado pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, juntamente com os professores de Língua Portuguesa e Literatura Eliete e Carlos Augusto. Os alunos dividiram-se em advogados de defesa e promotoria. Todos se empenharam na descoberta de alguma situação de dentro da obra, algo diferente não visto para poder provar a absolvição ou condenação de Capitu.
      Os alunos da 1ª e 3ª séries também participaram contribuindo para o abrilhantamento do evento. A 1ª série (1001 e 1002) participou com a reportagem e entrevista (ao vivo) fazendo a cobertura do evento; Já a 3ª série (3001 e 3002) com os testemunhos de defesa e acusação, além da plateia composta por demais alunos e familiares.
      Após argumentação da promotoria e defesa foi proposta a votação, na qual Capitu foi considerada inocente pelo júri especial composto por membros da comunidade. Fizeram parte do júri Jorge Oliveira, Cleonice, Afonso, Joelaine, José Roberto, Daina e Thays.
      Na semana seguinte ocorreu, no colégio, o júri popular onde todos os alunos puderam votar, já que no dia do júri não houve tempo para tal votação. Capitu, por incrível que pareça, foi considerada culpada.
     O evento foi um sucesso. Agradecemos a presença de todos. Aguardamos o ano que vem: Capitu, culpada ou inocente?








Festa da Cultura

Queremos compartilhar com você o
sucesso de nossa festa. Valeram a
pena o trabalho, a correria, os
ensaios, os erros e os acerto.
Atingimos nosso objetivo,
Nada seria possível sem a sua ajuda.
MUITO OBRIGADA